É fato que o líder que não analisa dados se torna refém da opinião dos outros. Não que as opiniões não importem, pelo contrário, elas são cruciais para levantarmos e testarmos hipóteses. No entanto, apenas com dados somos capazes de identificar as principais alavancas de resultado e aquelas que apresentam maior potencial de retorno para o negócio.
Em um ambiente dinâmico como o varejo muitas vezes não temos tempo hábil para analisar um conjunto extenso de dados e cenários, e por isso, somos enviesados pelos resultados e eventos recentes. Manter o book de indicadores de seu negócio atualizado e disponível, lhe permite validar percepções instantaneamente e direcionar esforços de maneira mais assertiva.
A Análise de indicadores é o primeiro passo para identificar suas oportunidades de resultado. No entanto, ela não nos dá todas as respostas, identificar o indicador com maior desvio não nos permite chegar na real causa raiz do problema. Para isso é imprescindível exercitar os “5 porquês”, analisar processos e observar atividades in locu, e é aí que a opinião fundamentada, pode fazer a diferença. Assim como na medicina, algumas vezes temos o diagnóstico preciso, outras vezes temos muito debate e acabamos trabalhando por exclusão.
Novas ferramentas de inteligência artificial, como o site GPT atreladas ao banco de dados do seu negócio, desde que bem parametrizadas, são capazes de funcionar como copiloto e lhe acompanhar em todas essas etapas em busca das causas fundamentais dos desvios de performance. Além disso, ela possibilita gerar planos de ação instantaneamente, poupando tempo e esforço de nossas equipes.